Como divulgar sua empresa

Como divulgar sua empresa

Como divulgar sua empresa de maneira eficiente? Existem diversos canais online para estabelecer sua estratégia de Marketing Digital e conseguir atingir esse objetivo com a ajuda do funil de vendas, você pode, por exemplo, entender em qual estágio do ciclo de vendas o consumidor está e aproveitar para conduzi-lo até a última etapa do funil: a conversão de clientes.

Assim como no marketing convencional, no universo do Marketing Digital, é necessário que você conheça o seu público-alvo e tenha um planejamento de marketing bem desenhado.

Criar ações e campanhas isoladas sem um objetivo definido é fácil, mas não te ajuda a alcançar resultados, transformando o seu investimento em gasto. Dessa forma, o primeiro passo para divulgar sua empresa com o Marketing Digital é identificar o público e criar personas para compreender quais canais lhe serão úteis para chegar a esse público.

As opções para divulgar sua empresa com o Marketing Digital são muitas, por exemplo:

Leia mais sobre: “Como atrair mais clientes com Inbound Marketing

Esses canais podem ser utilizados em conjunto ou escolhidos em detrimento dos demais, o importante é que eles sigam um planejamento de Marketing Digital, que pode ser estruturado com cinco dicas infalíveis.

 

Cinco dicas para divulgar sua empresa

Identifique seus clientes

Como já falamos aqui, o primeiro passo para acertar na divulgação da sua empresa com Marketing Digital é saber para quem você vende. E, aqui, precisamos desmistificar a máxima de que você vende para todo mundo.

Por que? Porque, em geral, isso não é verdade – seja por conta do preço do seu produto ou serviço, dos locais para onde você entrega, etc. – e, partir desse pressuposto, dificulta a identificação de qual linguagem e por quais canais você chegará ao seu público de verdade.

Quando você cria as personas de marketing que compram seus produtos ou serviços e reconhece quais são suas necessidades, fica muito mais fácil anunciar.

Por exemplo, se sua loja vende algo que é especificamente voltado a homens acima de 40 anos, você deve se perguntar: quais fatores trazem esses homens até a minha marca? O que eles esperam do meu produto? Para eles, somente a qualidade importa ou o preço e as condições de pagamento fazem a diferença?

E, por fim, que tal se perguntar: meus anúncios no ambiente digital têm sido feitos com base nessas demandas dos meus clientes?

 

Cadastre-os

Se na época das malas-direta o cadastro de clientes era importante, no Marketing Digital essa ferramenta também se faz necessária. A diferença é que se antes muitas empresas se preocupavam apenas em elencar o endereço de seus clientes, hoje em dia é fundamental ir além, entendendo quem são eles e porque eles compram.

São nesses cadastros que você irá compilar dados que poderão te ajudar a estabelecer uma comunicação mais personalizada para a criação de campanhas de marketing específicas para determinados tipos de clientes.

Que dados são esses?

  • Idade
  • Data de aniversário
  • Telefone, e-mail e endereço
  • O que e quando compraram
  • Como pagaram

Sabemos que muita gente foge quando ouve a palavra “cadastro”, por isso, para conseguir manter essa listagem atualizada, você pode se valer de estratégias para gerar lead, como disponibilizar algum conteúdo online que seja restrito a downloads mediante preenchimento de formulário, por exemplo.

Conhecer seus clientes atuais te ajuda também a entender quem são os seus potenciais clientes, fazendo com que seus anúncios sejam cada vez mais efetivos.

 

Crie vínculos

A palavra de ordem aqui é: relacionamento. Entenda que prospectar nova clientela é importante, mas lembre-se de que manter os clientes que você já tem é mais. Isso porque eles já estão com você, mas precisam ser fidelizados.

Um cliente fiel não só compra com você como também faz sua propaganda indireta e te indica para outras pessoas. E, como já falamos aqui antes, cada vez mais as decisões de compra são baseadas em artigos e depoimentos de consumidores, não somente em anúncios seus falando bem de você mesmo.

Com base no seu cadastro, seu Marketing Digital terá anúncios mais direcionados, que transformem esses clientes atuais em verdadeiros fãs da sua marca, que, por sua vez, estarão sempre ali para atender as suas necessidades.

 

Reconheça os melhores canais

Depois de identificar o seu público e conhecer a fundo seus clientes atuais, para criar estratégias de divulgação de Marketing Digital efetivas é chegada a hora de escolher os canais que sua empresa utilizará para se divulgar.

Como? Comece respondendo a duas perguntas:

Onde está meu cliente e meu potencial cliente?

Quando ou onde ele conseguirá tempo para me dar sua atenção?

Não entendeu o porquê elas são importantes, então imagine que você tem clientes que estão conectados 24 horas na internet e que leem notícias somente por ali. De que adiantaria publicar seu anúncio somente em um jornal impresso?

Pois, então, de nada adianta divulgar se o seu público não visualizar, certo?

Essa lógica também vale para as mídias sociais. Se sua marca está presente somente no Twitter e Instagram, mas o perfil dos seus clientes é muito mais ativo no Facebook e no Pinterest, você está conversando com quem nas suas páginas?

As redes sociais têm perfis de usuários diferentes e eles utilizam cada uma delas em busca de diferentes tipos de mídias. Portanto, é fundamental que você se atente a isso, se quiser acertar na sua estratégia de Marketing Digital.

 

Acompanhe seus resultados

Você criou e está colocando em prática sua estratégia de Marketing Digital. Chegou o momento de se perguntar, então, se ela está dando certo, a depender de quais foram os objetivos listados em seu planejamento.

Se você focou em reconhecimento de marca, conversão de vendas ou estabeleceu outras metas, é com base nelas que você deverá guiar suas métricas.

Quando falamos de ações de Marketing Digital, sabemos que existem muitas ferramentas que fornecem dados de quantas pessoas visualizaram, clicaram/acessaram ou realizaram qualquer outra determinada ação no seu anúncio. Utilize essas ferramentas e não deixe de monitorar seus resultados.

Essa postura te ajudará e muito a identificar acertos e erros, facilitando na hora de ajustar suas campanhas ou de rever quais canais de divulgação são mais úteis para a sua empresa.

 

Estabelecer e monitorar uma estratégia de Marketing Digital pode consumir um bom tempo, mas vale muito a pena. Quer a ajuda de profissionais especializados? Nós, da Master 12, estamos à disposição. Fale conosco!

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